Ações de fomento às políticas culturais são discutidas em Macaé | Rio das Ostras Jornal

Ações de fomento às políticas culturais são discutidas em Macaé

Na pauta da última reunião foram discutidos projetos que podem ser implantados na cidade.

Em continuidade aos objetivos de inserção de Macaé no cenário cultural nacional, a Fundação Macaé de Cultura (FMC) vem estabelecendo diálogos com alguns dos representantes mais importantes da área no estado e no país. Recentemente, a FMC promoveu o encontro de delegados do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED) em Macaé. Na pauta da última reunião, que contou com a presença do ator Milton Gonçalves, foram discutidos projetos que podem ser implantados na cidade, como as tradicionais leituras de textos teatrais promovidas pelo órgão, bem como o Rola Teatro, que já está confirmado.

- É papel da Fundação Macaé de Cultura fomentar o intercâmbio de informações e projetos com instituições estaduais e nacionais. Desejamos que Macaé se torne uma grande referência em políticas culturais -, disse o presidente da FMC, Juliano Tannus da Fonseca,

O desenvolvimento de projetos que valorizem os artistas e técnicos da cidade, também é parte da política da Fundação Macaé de Cultura. A ‘Paixão de Cristo’, na versão 2014, conta com certa de 60 profissionais, a maioria de técnicos e artistas da cidade. “Esse espetáculo, além de ser um evento tradicional, é também uma oportunidade para nossos artistas e técnicos trabalharem com profissionais renomados e premiados em praças importantes, como Daniel Herz e Wendell Bendelak”, destacou Juliano.

Os aparelhos culturais administrados pela Fundação Macaé de Cultura têm passado também por modificações e adequações, a exemplo da Escola Municipal de Dança, que recebeu melhorias em sua infraestrutura e vem atraindo um número cada vez maior de interessados, atendendo atualmente a 1.200 alunos.

A Escola de Artes Maria José Guedes (EMART) também recebeu reforço e oferece além dos cursos regulares (Técnico e Básico em Teatro e Música e Curso Livre de Pintura), os novos cursos de Discotecagem, Home-Studio e Edição de Partituras. Outras novidades deste ano são os cursos de Cavaquinho, Prática de Improvisação e Harmonia Popular. Os dois últimos, em parceria com as bandas Lyra dos Conspiradores e Nova Aurora.

No Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Maccaé – as atividades vem reforçando o conceito de educação patrimonial, através de ações como a criação de um arquivo público, Exposição Cesar Mello: Entre Trigo e Letras, bem como a série de visitas guiadas, em parceria com outras instituições da cidade como o Forte Marechal Hermes.

O Polo de Cultura da Fronteira oferece à população de baixa renda aulas de balé, lambaeróbica, jazz, dança do ventre, ginástica localizada, capoeira, dança de rua e percussão. Aproximadamente 500 crianças e adolescentes estão sendo atendidos hoje no Polo."Ainda tem muito a ser feito e projetos novos saindo do forno, mas apesar de todas as dificuldades, estamos firmes no propósito de restabelecer a Fundação Macaé de Cultura como maior fomentadora de arte e cultura de Macaé e região", sinalizou o presidente da FMC.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE