Prefeito de Casimiro Antônio Marcos vence “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor” | Rio das Ostras Jornal

Prefeito de Casimiro Antônio Marcos vence “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”

Casimiro de Abreu ficou em primeiro lugar na temática ‘Pequenos Negócios no Campo’ e está entre os três melhores projetos do Estado do Rio 

O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, se destacou durante a premiação da 8ª edição do “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”. Com o projeto “Desenvolvimento Rural Sustentável”, ele venceu na temática ‘Pequenos Negócios no Campo’ e está entre os três melhores projetos do Estado do Rio de janeiro, sendo o único município a ser homenageado com dois troféus. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira, 14, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Agora o município disputa a etapa nacional do prêmio, que acontece no dia 3 de junho, em Brasília. 

"Esse é um reconhecimento pelos investimentos que fizemos na área rural. Estamos valorizando os produtores, fortalecendo nossa agricultura e gerando novas oportunidades no campo”, ressaltou Antônio Marcos. 

Durante a solenidade, o prefeito fez questão de destacar sua relação com o campo. Filho de agricultores, Antônio Marcos, ainda preserva as suas raízes. Plantador de tomates em Paty do Alferes, seu pai virou exemplo de vida e a certeza de que para promover o desenvolvimento de um município é preciso integrar o campo à cidade. E é assim que Antônio Marcos vem direcionando suas ações em todas as comunidades rurais de Casimiro de Abreu. “Essa história faz parte das minhas raízes. Tenho um grande respeito e valorizo muito os trabalhadores rurais", contou o prefeito.

INVESTIMENTOS NO CAMPO - O projeto ‘Desenvolvimento Rural Sustentável’ prevê várias ações integradas na área rural. Desde que assumiu a Prefeitura, em 2009, Antônio Marcos vem priorizando o produtor rural e melhorando a qualidade de vida de mais de 300 famílias que vivem no campo. 

Ao longo desses cinco anos, a Administração Municipal adquiriu várias máquinas para auxiliar o trabalho rural, como tratores, retroescavadeiras e um caminhão-baú. Uma batedeira de grãos também facilita o beneficiamento do feijão. Com a ajuda da tecnologia, a produção do grão em 2013 aumentou mais de 300% em relação ao ano anterior. Melhorar as estradas vicinais, fornecer apoio técnico desde o preparo do solo até a comercialização da produção, além de incentivar o associativismo e a formalização dos agricultores são outras ações para fortalecer o setor. 

A Prefeitura ainda está aproveitando o potencial do município para incentivar o turismo nas propriedades rurais do município. A proposta é que os pequenos agricultores abram suas porteiras para o visitante vivenciar um pouco do dia a dia na fazenda. “Os investimentos em agroturismo estão entre as nossas prioridades. Estamos confiantes que este trabalho renderá muitos frutos para os produtores”, ressaltou Antônio. 

A Prefeitura também reestruturou e ampliou a Feira do Pequeno Produtor Rural; firmou uma parceria com a Ceasa de São Gonçalo para que o produtor venda sua produção direto para o consumidor; e no próximo dia 8 de maio, também vai inaugurar o Mercado Municipal, mais espaço destinado à comercialização da produção local. "Sem dúvida esse prêmio é resultado de todo o apoio que a Prefeitura oferece ao produtor rural, desde o plantio até a colheita. E graças a esse apoio, eles estão prosperando e conseguindo aumentar a renda familiar”, falou o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Ubirajara Pina. 

PRÊMIO – O prêmio, que chega a sua 8ª edição, é uma iniciativa do Sistema Sebrae e tem como objetivo principal reconhecer e divulgar o trabalho das Prefeituras que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. 

Nesta edição, o Sebrae recebeu a inscrição de 59 municípios. A equipe técnica avaliou 52 projetos e selecionou 30 para a final. Na categoria geral no Estado, o primeiro colocado foi o município de Três Rios e o segundo, Itatiaia. 

PRESENÇAS - A cerimônia de premiação contou com as presenças do governador Luiz Fernando Pezão; do presidente da Alerj, o deputado Paulo Mello; do vice-prefeito Zedequias da Costa; da secretária de Assistência Social, Rosana Lélia; da secretária de Comunicação Social, Michelle Reis; do secretário de Turismo e Eventos, Oscar Pires Júnior; do secretário de Agricultura e Pesca, Ubirajara Pina; do subsecretário, Gelson Guarabu Júnior e do administrador regional do Ribeirão, Maurício Silva.


Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE