Filhote de baleia com uma tonelada corre risco de morrer em Búzios | Rio das Ostras Jornal

Filhote de baleia com uma tonelada corre risco de morrer em Búzios

(Foto: Bebeto Karolla/Folha de Búzios)
Sem leite materno, filhote com menos de um mês, está sem se alimentar.

Um filhote de baleia da espécie Jubarte, com menos de um mês de vida, corre risco de morrer por falta do leite materno, em Búzios . O animal que pesa uma tonelada e tem quatro metros de comprimento, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (21) entre as praias de Manguinhos e Rasa, pela equipe do Centro de Tratamento de Animais (CTA). 

Uma embarcação fez o primeiro monitoramento do filhote que apresentou um problema de saúde que ainda não foi identificado. De acordo com Bruno Berger, gerente de monitoramento de praias do CTA, o estado do filhote é considerado crítico, já que ele não pode se alimentar.

''Esse filhote tem menos de um mês de vida e nessa fase eles só se alimentam do leite materno. O animal deve ter se perdido da mãe e por isso veio parar aqui em Búzios. Apesar de estar sem alimentação ele nada normalmente'', disse.

Ainda segundo Bruno Brenger, o filhote já chegou a um quilômetro da faixa de areia e o esperado é que ele se aproxime ainda mais. No fim da tarde desta quinta-feira (21), o monitoramento por barco foi suspenso, após determinação do Ibama, que exigiu que nenhuma embarcação se aproxime do animal. Caso a ordem seja descumprida, o proprietário do barco pode ser autuado. A equipe do CTA vai continuar monitorando o animal em terra.

Outro filhote morreu no Norte Fluminense

No último sábado (16), um outro filhote da mesma espécie morreu após encahar na praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. O animal foi encontrado ainda vivo na areia da praia, por pescadores e moradores da região. 

A equipe do CTA da cidade recolheu material genético do filhote para uma análise, com o objetivo de descobrir as causas da morte. O resultado deve sair em 30 dias. Este foi o segundo caso no mês em que uma baleia da espécie Jubarte morre em São Francisco de Itabapoana. 

No domingo, 3 de agosto, uma baleia apareceu na praia de Buena já em estado de decomposição.

Fonte: G1 Região dos Lagos


Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE