Oficina Culinária destinada a idosos é destaque em Rio das Ostras | Rio das Ostras Jornal

Oficina Culinária destinada a idosos é destaque em Rio das Ostras

Encontro realizado nesta quinta no Parque da Cidade reuniu idosos e nutricionistas.

 Melhorar os hábitos alimentares é uma das alternativas para se prevenir doenças. Preocupada com a qualidade de vida dos integrantes do Programa Saúde do Idoso, a equipe de profissionais da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN) da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras realizou nesta quinta, dia 23, no Parque da Cidade, a Oficina Culinária “Temperando com Saúde”. O evento reuniu nutricionistas e pessoas da terceira idade.

A oficina, que une Gastronomia e Saúde, tem por objetivo aumentar o sabor dos alimentos durante o preparo. No encontro, os participantes conheceram a Dieta Mediterrânea, que é rica em frutas, cereais, leguminosas, verduras, hortaliças, amêndoas, azeitonas, nozes, peixe, leite e derivados, azeite de oliva e ervas de cheiro que dão cor e sabor especial à comida. Além de melhorar a qualidade de vida, esta dieta previne ou posterga inúmeras doenças.
 
A importância de diminuir o consumo de sódio também foi destacada durante a oficina, demonstrando a possibilidade dos idosos seguirem uma alimentação mais equilibrada e saborosa por meio do uso de ervas e especiarias. A ideia foi aprovada pela professora aposentada Neyde Mello Cavalcante, que descobriu, há dois anos, que era hipertensa e hoje segue rigorosamente a dieta para manter uma vida mais saudável.

Já Luisa Dulce Ferreira dos Santos, 66 anos, hipertensa, diz que tem dificuldade para seguir as orientações da dieta. Moradora de Cidade Praiana, reconhece a importância de ter uma alimentação com menor quantidade de sódio e rica em verduras, legumes e temperos. Luisa também participa de projetos desenvolvidos pela Prefeitura para assegurar o Bem-Estar e a Saúde, como programas de natação e ginástica.

AULAS TEÓRICAS - Pela manhã os participantes da Oficina tiveram aulas teóricas abordando a Dieta Mediterrânea. Estudos recentes revelam que, devido ao baixo consumo de carnes vermelhas e produtos industrializados, ela é capaz de reduzir o risco de surgimento do Alzheimer, além de prevenir doenças do coração e diabetes.

A coordenadora da ATAN, a nutricionista Dina Freitas, destaca que o objetivo do encontro é mostrar que é possível reduzir o sal dos alimentos sem perder o sabor dos pratos. A diminuição do sódio previne a hipertensão, que pode levar a complicações do aparelho circulatório, como infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVC). 

A médica e coordenadora do Programa Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras, Jane Teixeira, ressaltou que atualmente cerca de 300 moradores do Município são atendidos pelo Programa. Desse grupo, 15 pacientes fazem tratamento de Alzheimer. “Esta doença pode ser postergada com a mudança dos hábitos alimentares. Daí a importância de orientá-los”, ressalta.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE