Rio das Ostras: festa de natal é oferecida para os assistidos das unidades da Casa da Criança | Rio das Ostras Jornal

Rio das Ostras: festa de natal é oferecida para os assistidos das unidades da Casa da Criança

Evento foi em parceria com os servidores e iniciativa privada. Outra novidade é que a Secretaria prepara uma Colônia de Férias para as crianças em horário integral

Manter vivo o espírito natalino entre as crianças foi o desafio que a equipe de servidores da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras encontrou para realizar a  Festa de Natal para cerca de 300 meninos e meninas, entre 18 meses e menores de 6 anos, das quatro unidades da Casa da Criança. A festa também serviu para encerrar as atividades desse ano e a novidade ficou por conta do anúncio da implantação de Colônia de Férias em cada uma dessas unidades.

A quadra do Colégio Municipal Professora América Adballa se transformou, no final da tarde dessa segunda-feira, 15, em um verdadeiro parque de diversão. As crianças puderam brincar no pula-pula, escorrega, casa de bolinha, além de saborear muita pipoca, refrigerante, cachorro-quente e torta salgada. Toda a festa foi feita por meio de doação de voluntários. As crianças também fizeram apresentação musical no palco, tirando aplausos dos familiares e profissionais envolvidos no evento.

A parte mais esperada pelas crianças foi a chegada de Papai Noel, que  fez a entrega dos brinquedos. Também houve o sorteio de quatro bicicletas, doadas pela iniciativa privada.

De acordo com a secretária Rose Santos, a realização do evento já reflete a ideia de solidariedade, tendo em vista que a confraternização foi feita por meio de doações de vários voluntários. A primeira bicicleta foi entregue pela secretária ao pequeno João Victor Silva, da Casa da Criança do Liberdade. O prefeito Sabino também presenteou Emanuel Reginaldo, da Casa da Criança de Cidade Praiana, com outra bicicleta.  
 
“Preparar essa festa e ver o sorriso no rosto de cada criança não tem preço. São meninos e meninas que vivem em situação de risco social e sabemos que, para muitos, a festa do Natal é essa confraternização reunindo os familiares. Agradecemos a cada servidor e pessoa amiga que se mobilizou para arrecadar os presentes. Sabemos  da importância de mostrar que Papai Noel e o Natal existem. Eles vão levar esse espírito natalino para toda a sua formação”, destacou a secretária Rose.

CONQUISTAS - O Ano de 2014 foi um ano de conquistas para as famílias que precisaram deixar seus filhos em um local seguro para poder trabalhar. O Município conseguiu construir e entregar uma nova sede da Casa da Criança, no Âncora, permitindo assim a ampliação do número de vagas. Atualmente, são oferecidas 300 vagas entre as quatro unidades: Âncora I, Âncora II, Cidade Praiana e Liberdade.

Nesses espaços, as crianças participam de oficinas lúdicas como contação de história, artes, raciocínio lógico, psicomotricidade e dança. Os menores de 3 anos  ficam em horário integral e os maiores em contra turno.
Segundo a secretária Rose, dentre os objetivos da Casa da Criança está o fortalecimento do vínculo familiar e comunitário, o trabalho desenvolvido para evitar a exclusão social e o acolhimento dessas crianças, além da garantia e respeito aos Direitos das Crianças, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para 2015 o Município estuda a possibilidade de instalar uma Casa da Criança, em Cantagalo, e reformar a unidade do Âncora II, permitindo um aumento de 10% do número de vagas oferecidas a esse público.

COLÔNIAS DE FÉRIAS - A Secretaria de Bem-Estar Social vai oferecer, entre o período de 5 a 30 de janeiro, uma Colônia de Férias para todas as crianças assistidas nas quatro unidades das Casas da Criança.

O atendimento será feito das 8h às 17h, nas respectivas unidades, permitindo aos pais que continuem trabalhando enquanto as crianças ficam com atividades. No local, receberão quatro refeições, participarão de atividades recreativas e terão a oportunidade de fazer passeios turísticos conhecendo as belezas da cidade.


Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE