Barreto recebe nesta terça fórum do Orçamento Participativo | Rio das Ostras Jornal

Barreto recebe nesta terça fórum do Orçamento Participativo

Moradores que têm participado dos fóruns informam suas três principais prioridades de obras.

Nesta terça-feira (31), o Orçamento Participativo (OP) da Câmara Permanente de Gestão (CPG) vai realizar fórum para os moradores do bairro São José do Barreto (setor marrom). O encontro será na Escola Municipal José Kalil Filho, às 18h. Fóruns já foram promovidos nos bairros Mirante da Lagoa, Ajuda de Baixo e Imbetiba, reunindo moradores representando seus respectivos setores.

Todos os moradores que têm participado dos fóruns preenchem ficha dizendo suas três principais prioridades de obras. Quesitos como construção de creches, escolas, postos de saúde e outros são colocados como necessidades mais importantes. Os formulários são entregues pelos delegados aos moradores, que por sua vez passam às mãos da coordenação do OP no fórum.

Segundo o secretário da CPG, Raimundo Neto, o assunto principal nesses fóruns é realizar levantamento das necessidades de obras junto à população e seus representantes. “A grande importância é o oferecimento de oportunidade aos moradores para debaterem sobre as necessidades que acham mais pertinentes”, explica ele.

De acordo com a coordenadora do OP, Sônia Teresinha, cada morador tem um olhar diferente, no fórum há o momento para que ele reflita o coletivo, havendo exercício da democracia. Já houve capacitação para delegados tomarem mais conhecimento do Plano Plurianual (feito de quatro em quatro anos) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), programada para acontecer anualmente.

- As necessidades de cada bairro e localidade já são conhecidas há muito tempo pelos moradores. O OP é uma lei opcional. Macaé quis ter o OP, que discute as questões que podem ser resolvidas a curto espaço de tempo – conta ela, acrescentando que "a população deve ir aos fóruns com espírito de coletividade, levando sugestões”.

Sônia Teresinha afirma que os fóruns do OP já demonstram espírito coletivo por parte dos delegados, uma vez que na reunião vão representantes de vários bairros, vinculados ao setor específico.

Durante os fóruns, são veiculados os temas que o OP trata mais diretamente: saúde e assistência social, desenvolvimento econômico e turismo, educação e cultura, lazer e esporte, mobilidade urbana e transporte, organização da cidade, desenvolvimento urbano, saneamento e iluminação.

Para 2015, a Prefeitura de Macaé disponibiliza um total de R$ 18,5 milhões para as obras do Orçamento Participativo (OP). "À medida que o Conselho do Orçamento Participativo (COP) estuda as necessidades levantadas, priorizam-se os bairros cuja demanda atende o maior número de habitantes", conclui a coordenadora do OP.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE