Estudante de escola pública do RJ consegue bolsa em universidade americana | Rio das Ostras Jornal

Estudante de escola pública do RJ consegue bolsa em universidade americana

Daniel Calarco irá estudar política, direito e economia na Universidade de Yale

Daniel Calarco, 17 anos, estudante de um colégio público de Realengo, no Rio de Janeiro, conquistou uma bolsa de estudos integral para o “summer program” da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Trata-se de um programa acadêmico de liderança que leva estudantes do ensino médio do mundo inteiro para viver e estudar no campus da instituição por algumas semanas durante o verão norte-americano. A bolsa cobrirá estadia e viagem para New Haven, em Connecticut.

Para ser selecionado, Calarco participou de um processo de application que incluiu cartas de recomendação, histórico escolar, comprovantes de renda e uma redação que explicasse porquê ele deveria ser escolhido.

O Yale Young Global Scholars Program oferece três cursos diferentes de duas semanas nas áreas de relações internacionais e segurança, ciência, política e inovação e política, direito e economia – este último escolhido pelo aluno brasileiro.

Calarco diz que realizou um de seus sonhos.

— Yale é uma das mais renomadas faculdades do mundo. Sempre tive o sonho de fazer grandes realizações e sei que o estudo será um grande aliado. Este programa me oferece a chance de ampliar meus conhecimentos, permitir que eu troque experiências e esteja em contato com os mais brilhantes jovens e professores de todas as nacionalidades.

O estudante é natural de Tocantis, pequena cidade de 16.567 habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2014. Mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha apenas um ano de idade. Ele passou a maior parte da vida na comunidade Vila do Vintém, situada no bairro de Padre Miguel. Hoje reside em Bangu com os pais – feirantes, e as duas irmãs, também estudantes.

Ainda criança, na comunidade Padre Miguel, Calarco morou também com os tios – os quais o influenciou a gostar de ler gibis. Ele disse que com quatro anos de idade já sabia ler.

— Como morava num bairro perigoso, ficava mais com os adultos, dentro de casa. Os livros eram uma ótima companhia.

Calarco afirma que seu livro favorito é “A Menina que Roubava Livros”, de Markus Zusak, publicado em 2005 pela editora Picador.

Ao ingressar no colégio Pedro II, Calarco entrou em um grupo de pesquisas de geografia, área que despertou o seu interesse para estudos futuros. Aos 16 anos, tornou-se coorientador de projetos. Atualmente também desenvolve trabalhos de pesquisas sociais, tendo conquistado prêmios em feiras de algumas renomadas universidades federais do País bem como uma instituição internacional.

Em sua carta de apresentação à Universidade de Yale, Calarco afirma que, nas comunidades onde já viveu, presenciou muita violência e negligência do governo com a população local. Por isso, um dos motivos que o levou a se inscrever no programa foi aprender a resolver essa situação. Atualmente está envolvido com vários projetos sociais e já foi premiado em algum destes. Ele cursa o 3° colegial na escola pública Pedro II.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE