Feira de Responsabilidade Social terá Mostra Cenário Socioambiental em Macaé | Rio das Ostras Jornal

Feira de Responsabilidade Social terá Mostra Cenário Socioambiental em Macaé

Começa na próxima terça-feira, dia 26, a VIII Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos. O evento acontece no Clube Cidade do Sol, na Praia dos Cavaleiros, em Macaé, e segue até quinta-feira, dia 28. O evento conta com uma programação bem variada, com palestras, oficinas de reciclagem e artesanato, apresentações culturais, adoção de animais, stand, entre outros. A Feira terá ainda com a Mostra Cenário Cinema Socioambiental, com apresentação de vários curtas-metragens. Veja a programação completa das exibições.

Dia 26 - Terça-feira

14h às 17h – Apresentação de vários curtas-metragens com viés socioambiental para atender alunos das escolas das redes públicas e privadas de Macaé e região.

17h - Água e Cooperação – reflexões para um novo tempo (52’)
Direção: João Amorim
A água é um dos temas mais importantes da nossa atualidade. O planeta começa a dar indícios que este recurso natural está a beira do esgotamento. O filme propõe um olhar transdisciplinar para água que sinalize caminhos para uma relação mais cooperativa e sustentável  para este elemento que é base de toda vida em nosso planeta.

Atafona em Ruinas (27min)
Direção: Frederico Alvim Carvalho
Sinopse: No encontro do mar com o rio, várias casas, construções e histórias estão sendo destruídas. Atafona se encontra no litoral Norte Fluminense e está vendo sua paisagem modificada rapidamente pelo avanço do mar sobre a cidade. O Rio Paraíba do Sul deságua no mar na região de Atafona, antes um local de veraneio de muitas pessoas, e hoje há uma pequena população habitando a cidade.

19h - Tarja Branca (80min)
Direção: Cacá Rhodem
Sinopse: A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu "espírito lúdico".

Dia 27 - Quarta-feira

14h às 17h – Apresentação de vários curtas-metragens com viés socioambiental para atender alunos das escolas das redes públicas e privadas de Macaé e região.

17h - Os Bamba (18 min)
Direção: Rafael Costa e Juliette Yu-Ming
Sinopse: Enraizados e entocados no território do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Capitão do Mato e Dona Maria vivem um cotidiano cercado pelas luzes da natureza e pelos conflitos com as novas leis ambientais.
Participação especial do diretor Rafael Costa

19h - O veneno está na mesa II (70min)
Direção: Silvio Tendler
Sinopse: O Veneno Está Na Mesa II atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas conseqüências para a saúde pública. O filme também apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e o consumidor. Com este documentário, vem a certeza de que o país precisar tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: Em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio ou da liberdade e da diversidade agroecológica?

Dia 28 - Quinta-feira

14h às 17h – Apresentação de vários curtas-metragens com viés socioambiental para atender alunos das escolas das redes públicas e privadas de Macaé e região.

17h - Filhos da Terra (29min)
Direção: Axel O’Mill e Patxi Uriz | Espanha
Sinopse: Filhos da terra é o testemunho de pessoas vinculadas à natureza que abrem seu coração para transmitir à humanidade a sabedoria da Mãe Natureza. Este documentário quer servir como veículo transmissor destes sábios conhecimentos e de conscientizar o espectador do que significa ser “filho da Terra”. O materialismo e o stress a que somos submetidos na sociedade atual nos impedem de ir em busca da consciência, nos afastando da natureza. Damos costas à ela sem nos importamos em explora-la incessantemente.
Filmado na Espanha, Brasil, México, Reino Unido e França.

ÍndioCidadão? (52min)
Direção: Rodrigo Siqueira 
O filme resgata dois momentos-chave nesse processo: a campanha popular realizada pelos povos indígenas na Constituinte e o período de manifestações em Brasília contra os ataques legislativos do Congresso Nacional, com a ocupação da Câmara dos Deputados no “Abril Índigena” de 2013 e a mobilização nacional em outubro do mesmo ano.

19h - Quando sinto que já sei (78min)

Sinopse: Levanta uma discussão sobre o atual momento da educação no Brasil. Carteiras enfileiradas, aulas de 50 minutos, provas, sinal de fábrica para indicar o intervalo, grades curriculares, conhecimento dividido em diferentes caixas. As escolas, como são hoje, oferecem os recursos necessários para que uma criança se desenvolva ou a transformam em um robô, com habilidades técnicas, mas sem senso crítico?
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE