Sanamento: Estação de Tratamento de Esgoto do Centro vai beneficiar 120 mil moradores | Rio das Ostras Jornal

Sanamento: Estação de Tratamento de Esgoto do Centro vai beneficiar 120 mil moradores

Obra contará com três módulos, com capacidade para tratar 300 litros de esgoto por segundo
Cento e vinte mil pessoas de 23 bairros serão beneficiadas com a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Centro), localizada em uma área de 52 mil metros quadrados, na Linha Verde. A estação compõe o Subsistema Centro, um dos quatro em que foi dividido o município para a coleta e tratamento de esgoto, através da Parceria Público Privada (PPP) firmada entre a Odebrecht Ambiental, responsável pelas obras; a prefeitura e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), que fiscaliza as ações da PPP.

A obra contará com três módulos, com capacidade para tratar 300 litros de esgoto por segundo, e será a maior estação do município, com tecnologia de Tratamento Terciário, a mais moderna e segura prática de desinfecção e eliminação dos causadores de poluição. A instalação do primeiro modulo começou dia 5 de maio com os serviços de terraplenagem, drenagem e construção de galpão de apoio. Em seguida, teve início a preparação da base para fixação da estrutura pré-moldada, com 1.150 metros quadrados e 40 centímetros de altura. Com a base pronta, foi iniciada a montagem das placas do primeiro módulo da estação.

A previsão para a conclusão do primeiro módulo é o final deste ano. A altura total do módulo, com 38 metros de diâmetro, é de seis metros e terá quatro reatores e dois decantadores. Na área final do terreno, o talude, que começa receber o gramado, tem como objetivo proteger a ETE da erosão. Os trabalhos envolvem homens e máquinas e, segundo a Odebrecht Ambiental, acontecem de segunda a sexta, das 7h30 às 16h e das 20h às 6h e aos sábados das 7h30 às 14h30.

Está concluída a base do pré-tratamento e foi iniciada a construção dos dois prédios que receberão as salas elétricas, de sopradores e UV e centrífuga, cujos equipamenos já chegaram. A parte interna contará com 18 compartimentos e começa a ser montada. Foi iniciada a colocação do posteamento para iluminação da área. Após a conclusão do primeiro módulo e a ETE funcionando, serão construídos outros dois módulos para atender mais 18 bairros do Subsistema Centro.

O investimento da prefeitura é de R$ 250 milhões. Além dos três módulos, as ações envolvem a construção de 118 quilômetros de redes de esgoto, rede coletora, coletor tronco e linha de recalque. O projeto também prevê a construção de 57 Estações Elevatórias.

A previsão para a conclusão da obra é no final de 2017 e as redes coletoras serão instaladas em bairros como o Vale Encantado, Lagoa, São Marcos, Granja dos Cavaleiros, Novo Cavaleiros, Glória, Cancela Preta, Riviera Fluminense, Sol y Mar, Jardim Vitória, Nova Macaé, Botafogo, Aroeira, Miramar, Visconde de Araújo, Campo D'Oeste, Novo Horizonte, Praia Campista, Costa do Sol, Alto dos Cajueiros, Imbetiba, Centro e Cajueiros.

ETE terá tratamento terciário

A ETE terá tratamento terciário, responsável pela redução do fósforo e do nitrogênio contidos no esgoto, o que possibilita o efluente ser devolvido à natureza mais límpido e livre dos elementos causadores da poluição, além de proporcionar a desinfecção do esgoto pelo sistema ultravioleta que permite a redução de agentes infecciosos presentes no efluente, sendo a prática mais segura para o controle de transmissão de doenças.

Com a conclusão do primeiro módulo, a prefeitura, através da Esane e da Odebrecht Ambiental, inicia um trabalho com os moradores para que façam a interligação do esgoto de suas residências à rede implantada.

- A prefeitura vai intensificar a campanha para que as pessoas que residem nos bairros interligados a esta estação façam a ligação de suas residências às redes. É preciso que todos os imóveis estejam ligados à ETE. Só teremos ganho ambiental e de saúde pública quando tivermos 100% das residências ligadas à estação - pontua o presidente da Esane, Marcos Muffareg.

Segundo ele, o ponto receptor do esgoto tratado pela ETE Centro é o Canal do Capote situado nas proximidades da Linha Verde. “Embora o canal seja o ponto receptor mais adequado, existem estudos e projetos para transformar o esgoto em água de reuso", colocou.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE