Casimiro de Abreu demonstrará experiências com projetos de turismo de base solidária em encontro nacional | Rio das Ostras Jornal

Casimiro de Abreu demonstrará experiências com projetos de turismo de base solidária em encontro nacional

Desempenho integrado das atividades "Caminhadas na Natureza" e "Agroturismo Ecológico" será repassado aos participantes

A preocupação da Prefeitura de Casimiro de Abreu em promover o desenvolvimento econômico do município, por meio de ações sustentáveis, será conhecida por participantes de todo o Brasil entre os dias 11 e 16 de agosto. Neste período acontece o II Encontro Nacional de Turismo Solidário (Turisol), na Universidade de Brasília. 

O município estará representado pelo secretário de Turismo e Eventos, Oscar Pires Junior, que repassará as informações sobre a formatação e o propósito do circuito de caminhadas em Casimiro de Abreu, bem como o seu vínculo com o turismo solidário e comunitário. "Estamos com as nossas atividades em funcionamento e poderemos colaborar para demonstrar como tudo isso funciona na prática", disse.

No Encontro, Oscar Pires Junior, vai aproveitar para falar do Congresso de Delegados da Federação Internacional de Esportes Populares, que acontecerá em 2016 em Casimiro de Abreu. Com o evento, cidade entrará para história, pois será a primeira na America Latina a receber o encontro.  Ele vai movimentar significativamente a economia local, pois são esperadas cerca de 300 pessoas de países como Alemanha, Hungria, Estados Unidos, Áustria, Holanda, Japão, Coreia, entre outros.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

AÇÕES DE SUCESSO - Há três anos, Casimiro de Abreu implantou o projeto Caminhada na Natureza e, desde então, conseguiu consolidar esta atividade esportiva junto aos moradores e visitantes de toda a região, que são atraídos para os circuitos executados. Por ano, são aproximadamente seis caminhadas que passam pela área urbana, rural e serrana. No caminho conseguem observar a natureza, característica tão marcante no município. A intenção é aumentar este número para 12.

Paralelo a isso, em 2013, as primeiras atividades relacionadas ao projeto de Agroturismo Ecológico começaram a ser desenvolvidas. Esta ação consiste nos processos de experimentação da vivência do agricultor familiar orgânico, complementando sua renda, promovendo a troca de conhecimentos e valorização da cultura.

Por meio de uma gestão estratégica de turismo as duas iniciativas foram entrelaçadas e, dessa maneira, está sendo promovido o desenvolvimento econômico junto aos produtores rurais inseridos no Agroturismo Ecológico, que podem vender seus produtos orgânicos durante as caminhadas.


ENCONTRO -  O evento vai reunir iniciativas de norte a sul do país para um debate democrático sobre os rumos do turismo de base comunitária no Brasil, fomentar a troca de conhecimento e negócios. Ação reunirá, além das comunidades, academia, governos, operadoras de turismo e ONGs de apoio às iniciativas comunitárias e de economia solidária, bem como convidados internacionais.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE