Cinco equipes de Macaé classificam-se para a Olimpíada de Robótica no Rio de Janeiro | Rio das Ostras Jornal

Cinco equipes de Macaé classificam-se para a Olimpíada de Robótica no Rio de Janeiro

Competição ocorreu na Cidade Universitária, atraindo escolas públicas e privadas de todo o estado
O prefeito Dr. Aluízio participou da final da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada na Cidade Universitária, na noite de quarta-feira (26), e fez questão de cumprimentar os estudantes participantes. Ele estava acompanhado do vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da superintendente Acadêmica, Débora Lacerda, e do secretário municipal de Educação, Guto Garcia, que entregou as medalhas aos estudantes vencedores.

Cinco equipes de escolas de Macaé, entre elas RoboCap do Colégio de Aplicação (Cap-Funemac), enfrentaram melhor os desafios e obstáculos com os robôs nas arenas e foram classificadas no evento para participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, no dia 19 de setembro próximo, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Gávea), no Rio de Janeiro. Os vencedores da etapa estadual vão para a etapa nacional First Lego League-2015, no mês de novembro, em Uberlândia (MG). Em ambas, os estudantes resolverão questões do mundo real no projeto de pesquisa utilizando robôs.

A OBR foi realizada pela primeira vez em Macaé e contou com 35 equipes participantes representantes de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro com um total de aproximadamente 200 alunos. A rede municipal de Macaé participou da OBR-Macaé com 60 alunos de cinco equipes representantes das unidades municipais Polivalente Anísio Teixeira, Natálio Salvador Antunes, Elza Ibrahim, Eda Daflon, Sana, Ancyra Gonçalves Pimentel e Colégio Aplicação (CAp). O evento faz parte do programa #InovareAprender.

Colégio de Aplicação conquista o 4º lugar

Ao conquistar na quarta-feira (26), o quarto lugar na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR- 2015), o Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp-Funemac), comprovou mais um vez seu padrão de excelência no Ensino Médio.

A competição ocorreu na Cidade Universitária, em Macaé, atraindo escolas públicas e privadas de todo o estado. Entre as escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, o resultado do CAp-Funemac foi ainda melhor. A escola obteve a segunda colocação, ficando atrás do Colégio Pedro II, Campus Niterói. A olimpíada utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A equipe do CAp-Funemac foi composta pelos alunos: Ian Pelinca Braga, João Patrick Martins, João Paulo Silva de Araújo e Lucas Monteiro Vilella e contou com a coordenação dos professores Fabiana Leal de Lima Gerhard e Wiverson Cardoso. Ao todo, os robôs projetados e programados pelas equipes tiveram que percorrer um circuito de três níveis, desviar de obstáculos e simular um resgate, capturando e transportando um objeto, tudo isso tomando decisões sem a interferência dos membros da equipe. Antes disso, os grupos realizaram a prova teórica da olimpíada, no dia 21 de agosto.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE