Dia Nacional de Combate ao Fumo será lembrado pela Unicor Macaé | Rio das Ostras Jornal

Dia Nacional de Combate ao Fumo será lembrado pela Unicor Macaé

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e para alertar a população para essa data, a Liga de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Unicor Macaé, estará no Shopping Plaza Macaé, no próximo sábado, das 10h às 20h, ensinando como uma pessoa leiga deve reagir no caso de estar próxima a um indivíduo que teve um ataque cardíaco.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os fumantes quando comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.    
“É importante que as pessoas se conscientizem sobre os males que o cigarro pode causar. A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Outras doenças relacionadas ao tabagismo são: hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez”, explicou o médico cardiologista Dr. João Alexandre Farjalla.
A expectativa é conscientizar o maior número de pessoas possível, uma vez que as doenças cardiovasculares são as que mais causam mortes no Brasil, sendo uma delas o infarto agudo do miocárdio, que mata uma pessoa a cada cinco minutos. “Muitas pessoas com sintomas do infarto não acreditam que estão infartando e acabam tomando remédios para outras doenças. O tempo é fundamental para o sucesso no tratamento do paciente e por isso é muito importante o socorro rápido”, destacou médico Dr. Matheus Sigiliano Carneiro.
Isabel Teixeira, aluna da UFRJ-Macaé e que faz parte da diretoria da Liga de Clínica Médica do município, lembrou que no próximo sábado (29) também é o Dia Nacional da Ressuscitação Cardiopulmonar e contou que este evento, patrocinado pela UNICOR, também irá acontecer em outras cidades do país. “Serão 30 Ligas que farão este evento no país e esta é a primeira vez que irá acontecer em Macaé. A expectativa é conscientizar o maior número de pessoas possível neste dia. Estaremos com três bonecos para ensinar aos leigos todos os passos que devem ser feitos até o socorro chegar e também teremos vídeos explicativos”, revelou. 

Ter uma alimentação saudável, fazer exercícios pelo menos três vezes por semana e não fumar e beber são algumas dicas para se ter uma vida saudável e com menos riscos de se ter uma doença cardiovascular.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE