Entrevista com Eduardo Almeida, diretor da federação de ciclismo do Estado do Rio | Rio das Ostras Jornal

Entrevista com Eduardo Almeida, diretor da federação de ciclismo do Estado do Rio

É com muita satisfação que o Rio das Ostras Jornal apresenta uma entrevista com o riostrense de coração Eduardo Almeida, diretor da federação de ciclismo do Estado do Rio (fecierj) e diretor do departamento de mobilidade urbana de Rio das Ostras.

Qual a importância da bicicleta para uma cidade como Rio das Ostras?

A bicicleta tem uma importância histórica pra cidade. Foi o principal meio de transporte quando não havia o Subsistema de Transporte Urbano (Vans). A bicicleta também foi usada como moeda local, sendo o meio de garantia de dívida, até mesmo de compra e venda de terrenos. A exemplo, conversando com um antigo pescador, ele comentou que ficava mais tempo na bicicleta que no barco. Nossa cidade tem uma geografia plana, temperatura amena e baixo índice pluviométrico, que certamente auxilia muito no desenvolvimento das ações cicloviárias. Então é fato que a cidade tenha uma conexão forte com a bicicleta.

Que medidas já foram tomadas e que medidas ainda serão adotadas para uma melhor interação entre bicicleta e município?

Existe um projeto chamado Projeto Rio das Ostras Cidade Bike que tem sido o elemento responsável pela conexão entre o município e a bicicleta. Esse projeto contempla o apoio na realização de eventos de três modalidades do ciclismo: Ciclismo de Estrada, Mountain Bike (MTB) e BMX. O Audax, por exemplo, abrangeu a estrada e o MTB. Foi uma grande festa. Entre os eventos acontecem palestras e pequenos eventos envolvendo datas especiais, como Dia das Mulheres, Dia da Adoção, Pedal das Crianças, Pedal com Filhos, dentre outros.

Crianças e adolescentes são um ponto-chave quando o assunto é educação no trânsito e uso consciente dos meios de transporte, dentre eles a bicicleta. O que tem sido feito para desenvolver nos jovens essa consciência?

Além das pedaladas com as crianças e pais, que são importantes para que seja vivenciado o uso correto da bicicleta pelo exemplo que é observado, acontecem palestras nas escolas. As palestras têm temas como “A Bicicleta, o transito e a Mobilidade Urbana” e “Tecnologia no Ciclismo”. Está sendo desenvolvido um projeto pela Secretaria de Educação, com parceria da Secretaria de Transportes, que será chamado "Sou + Bike", que terá um conjunto de palestras que serão inicializadas na semana do trânsito. Pequenos projetos estão dando bons resultados, como o Pedal com Filhos, que será regular. Os adolescentes estão recebendo apoio dentro do Ostreet BMX. Alem de apoio para realizar o campeonato anual, estão indo para outras competições representando nossa cidade. Estão começando desde cedo!

Quais as principais dificuldades a equipe do departamento de Mobilidade Urbana tem enfrentado no desenvolvimento de seus projetos?

Creio que seja a mesma dificuldade de todas as secretarias, principalmente por conta desse momento crítico, nacional, que é a falta de recursos. Tenho certeza que esse momento vai passar. Enquanto isso, o foco são as leis e pequenas ações, mantendo também os projetos.

Que mudanças já foram percebidas na cidade em relação à bicicleta? Rio das Ostras já pode ser considerada uma Cidade Bike? O que falta para torná-la?


Cada dia que observamos, novos ciclistas conscientes podem ser vistos circulando nas ruas da cidade. São ciclistas que passam a conhecer a bicicleta como equipamento esportivo e pouco depois, por conta da alteração do estilo de vida e posteriormente da consciência, deixam de ser "bicicleteiros" e passam a ser ciclistas. Os exemplos vão se multiplicando e já estamos percebendo que a população vai tendo mais acesso às informações básicas da legislação no que tange a bicicleta. BMX, Mountain Bike, Audax, Ciclismo de Estrada, agora pronto para iniciar uma escolinha de Bicicross, considerando o principal: 8% de viagens realizadas de bicicleta dentro da área urbana. Com tudo isso, podemos dizer que Rio das Ostras é sim uma Cidade Bike.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE