Vigilância Sanitária coleta mais de 23 mil caixas de medicamentos com a data de vencimento ultrapassada | Rio das Ostras Jornal

Vigilância Sanitária coleta mais de 23 mil caixas de medicamentos com a data de vencimento ultrapassada

O destino final dos medicamentos vencidos é a incineração.
Medicamentos fora do prazo de validade fazem mal não apenas para quem os consome. Quando descartados indevidamente, podem causar sérios transtornos, também, ao ambiente. E para evitar que o ecossistema, em Macaé, sofra com componentes químicos em locais indevidos, o programa de coleta de medicamentos vencidos comemora o sucesso de procura da população pelo descarte desses remédios: desde janeiro deste ano já foram entregues 2.470 caixas.

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Macaé (Amvisa) é responsável pelo programa e divulgou que, em 2015, foram coletadas 23.837 caixas de medicamentos com a data de vencimento ultrapassada.

Segundo Viviane Barreto, responsável pelo projeto, a expectativa é ampliar os pontos de coleta, como já acontece com o projeto do município de recolhimento de óleo de cozinha. "Mas por enquanto, ainda estamos recebendo somente na Vigilância Sanitária, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h", ressalta Viviane, que assumiu a proposta em 2013. "Sempre tive vivência com descartes e, desde então, houve bastante retorno desse projeto".

Viviane Barreto acrescenta que o descarte do medicamento no ambiente afeta o ser humano diretamente. "Os produtos químicos alteram o ecossistema. Não devem ser jogados no vaso sanitário, por exemplo, pois vão para os rios e o homem utiliza essa água. Até o peixe que comemos pode ficar infectado", preocupa-se, ressaltando que qualquer tipo de medicamento prejudica o ambiente. O destino final dos medicamentos vencidos é a incineração.

Para fazer o descarte adequado dos medicamentos, basta ir à sede da Amvisa, na Avenida José de Aguiar Franco, 2150, Costa do Sol. Em caso de dúvidas ou qualquer esclarecimento, o contato com a Amvisa pode ser feito por meio do telefone (22) 2762-0935, e-mail visa@macae.rj.gov.br ou pessoalmente.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE