Gravação de 'Velozes e Furiosos 8' causa engarrafamento em Cuba | Rio das Ostras Jornal

Gravação de 'Velozes e Furiosos 8' causa engarrafamento em Cuba

Michelle Rodriguez e Vin Diesel gravam cena de 'Velozes e Furiosos 8'
em Havana nesta quinta-feira (28) (Foto: Fernando Medina/AP)
'Acabaram com a nossa tranquilidade', diz moradora após ruas bloqueadas. Esta é a 1º superprodução de Hollywood rodada na ilha em mais de 50 anos.
Com uma movimentação nunca antes vista em Cuba e vários bloqueios de ruas, as gravações do novo filme da saga "Velozes e Furiosos" estão alterando a rotina de Havana, provocando engarrafamentos incomuns na cidade e reunindo grupos de curiosos atraídos pelas filmagens. "Velozes e Furiosos 8" estreia em 8 14 de abril de 2017.
Oitavo filme da série – a primeira superprodução de Hollywood a ser rodada na ilha em mais de 50 anos – mudou a paisagem da capital cubana, particularmente nos populosos bairros do Vedado, Centro Havana e Havana Velha, repletos de barreiras que impedem a passagem das pessoas, dos carros e os olhares curiosos.
Os mais afetados pela presença das equipes de "Velozes e Furiosos 8" foram, sem dúvida, os motoristas. Eles tiveram de transitar por vias alternativas por causa do fechamento de importantes ruas da cidade e de avenidas como a emblemática Malecón, transformada em pista de corrida em um local onde esse tipo de situação não é nada comum.
"Isso nunca foi visto aqui. Acabaram com a nossa tranquilidade", afirmou à Agência EFE Yani, uma funcionária pública que revelou ter sido um "pesadelo" usar o serviço de ônibus porque todos os trajetos comuns foram mudados por causa do filme.
Apesar do incômodo, Yani reconheceu que as gravações foram uma diversão para os moradores de Centro Havana, todos de celular na mão para tentar captar alguma imagem secreta do filme em uma região na qual a imprensa não teve acesso.
"É muito louco! Há pessoas reclamando porque estão chegando tarde do trabalho, às vezes não sabem ondem vai ser a filmagem e fecham as ruas por um momento, mas o cubano está adaptado a isso tudo", disse Alain, um morador de Havana que buscou um ponto alto da Avenida Malecón para tentar ver alguma coisa das gravações.
Popular por suas coreografias espetaculares e cenas de ação que envolvem veículos de última tecnologia, o novo "Velozes e Furiosos" teve de se adaptar à realidade cubana. Pela ilha caribenha ainda circulam automóveis do século passado, especialmente os conhecidos como "almendrones", especialmente americanos da década de 1950, símbolos da decadente frota automotora do país.
"No filme usaram 'almendrones' porque eles são nossos. Não se pode colocar uma Ferrari na Malecón", explica Alain.
"É verdade que os bloqueios incomodam os motoristas, as pessoas que têm que chegar cedo ao trabalho, mas é parte do filme e só vai durar alguns dias. As pessoas tinham que levar na diversão, passar um bom momento", disse Raydel, outro morador de Havana entusiasmado com a presença do filme na capital cubana.
A gravação de "Velozes e Furiosos 8" na ilha ocorre nove meses depois do restabelecimento das relações entre Cuba e EUA após mais de meio século de inimizade, situação que impediu que Hollywood chegasse antes ao país.
Desde o início do embargo econônico, que entrou em vigor a partir de 1962, longas de grandes estúdios não usavam Cuba como cenário.
"Papa: Hemingway in Cuba", um filme sobre a vida do famoso escritor norte-americano, foi o primeiro que obteve permissão para ser gravado em Havana durante seis semanas em 2014, apesar do embargo, e graças à perseverança de seu diretor, Bob Yari, que negociou várias vezes com as autoridades cubanas e americanas.
Agora, na Cuba do "degelo" já é possível encontrar Vin Diesel, protagonista de "Velozes e Furiosos", passeando por Havana com o pé no acelerador. E não é improvável dizer que a ilha, por sua proximidade, clima e técnicos altamente especializados, se transformará em um dos cenários prediletos para a indústria do cinema e da televisão americanas.
Essa é a esperança de muitos cubanos, que aguardam que no futuro as gravações produzam empregos e tragam progresso à ilha.

Da EFE
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE