Sana receberá Ação conjunta durante feriado de Semana Santa | Rio das Ostras Jornal

Sana receberá Ação conjunta durante feriado de Semana Santa

A Prefeitura realizará durante a Semana Santa, uma ação conjunta, no distrito do Sana, com o objetivo de ordenar, fiscalizar e orientar os turistas que procuram o local para passar o feriadão. 

Participarão das atividades, que terão início na sexta-feira (18), as secretarias de Ordem Pública (Guarda Municipal e Ambiental), Mobilidade Urbana e de Ambiente; Coordenadoria de Posturas; e Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur). Além disso, as ações contarão com apoio de duas viaturas da Polícia Militar e quatro policiais do 32º BPM.

O subsecretário de Ordem Pública, Edilson Santanna, informa que as ações de ordenamento no Sana acontecem desde o início do ano. No entanto, no feriadão da Semana Santa, quando o fluxo de visitantes aumenta, a atividade será intensificada até o feriado do dia 23, data comemorativa do Dia de São Jorge.

- Vamos realizar um trabalho de conscientização, com distribuição de dois mil folders para a população. Atuaremos também nas cachoeiras, no Portal do Sana, e ainda vamos fiscalizar e orientar os proprietários de estabelecimentos comerciais, explica.

Edilson acrescenta que agentes da Mobilidade Urbana estarão no local orientando os motoristas. Para melhorar o fluxo de veículos, foram instaladas novas sinalizações de trânsito. “As ações estão sendo positivas e os moradores elogiam o trabalho desenvolvido no distrito”, ressalta.

O coordenador geral de Posturas, Mauro Pinho, informa que dois fiscais atuarão no distrito do dia 18 até o fim do feriado. Eles orientarão e fiscalizarão os estabelecimentos e, se necessário, aplicarão multas. Outra preocupação da Postura é ordenar os artesãos, que aproveitam o grande movimento de turistas para comercializar suas mercadorias.

A Guarda Municipal atuará na ação conjunta com 15 homens por dia, que estarão distribuídos no Portal do Sana e Arraial do Sana. Segundo o comandante Sebastião Monteiro, parte do efetivo que trabalhará já atua na região serrana, conhece melhor a localidade e também seus moradores.

De acordo com o coordenador da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, a equipe será composta por quatro agentes, que se revezará no Portal do Sana, controlando a entrada nas cachoeiras do distrito, juntamente com a equipe da Secretaria de Ambiente. “A Guarda Ambiental atua sempre na região serrana, no entanto, nos feriados prolongados, o nosso trabalho é intensificado”, enfatiza.

Orientações 

As orientações para acesso às cachoeiras do Sana são as seguintes: é proibido o tráfego de veículos motorizados e de bicicletas no local; levar animais domésticos; praticar esportes; portar isopores, caixas e similares que sirvam para acondicionar mercadorias e produtos; levar e consumir bebidas alcoólicas; portar objetos de vidro ou aparelhos que promovam ruídos elevados; entrar com churrasqueira; acampar; e utilizar óleos bronzeadores ou produtos que possam causar incêndio.

Área de Proteção Ambiental 

O Sana fica localizado na Serra de Macaé e é cortado pelo Rio Sana. Em janeiro de 2002, o sexto distrito passou a ser Área de Proteção Ambiental (APA). O local possui muitas cachoeiras com águas límpidas, ideais para um mergulho. A cidade tem a altitude que varia entre 300 e 600 metros, tendo como ponto mais alto o Pico do Peito do Pombo, com cerca de 1.400m de altitude. A região é rica em recursos hídricos e em biodiversidade da Mata Atlântica.
Postar no Google +

About Angel Morote

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentario.
Fique sempre ligado do que acontece em nossa cidade!

PUBLICIDADE